Colocar discussões sobre temas profundos, fundamentais, necessários, que possibilitem a libertação das consciências, democratizando informações, revelações, com uma cultura nova, contemporânea, saudável, que seja útil a todas as pessoas
4 de agosto de 2011
*Ecoguerrilha da Paz*: rumo a nossa revolução silenciosa !!!: Educação Ambiental no BR? Nossas Preparatórias par...
*Ecoguerrilha da Paz*: rumo a nossa revolução silenciosa !!!: Educação Ambiental no BR? Nossas Preparatórias par...: " http://eventos.uepg.br/epea/ XIII EPEA Encontro Paranaense de Educação Ambiental Educação Ambiental e ..."
Educação Ambiental no BR? Nossas Preparatórias para o EPEA e o Minicurso, em Ponta Grossa, PR: 10 a 12 de agosto de 2011
http://eventos.uepg.br/epea/
XIII EPEA
Encontro Paranaense de Educação Ambiental
Educação Ambiental e Políticas Públicas
Ponta Grossa - 10 a 12 de agosto de 2011 Minicurso 4 - Educação Ambiental Integral: valorizando os fundamentos essenciaispara uma avançada sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida
Encontro Paranaense de Educação Ambiental
Educação Ambiental e Políticas Públicas
Ponta Grossa - 10 a 12 de agosto de 2011
Introdução: Metas Fundamentais para uma
Educação Holística e Sustentável
Reavaliar o Currículo: Qualidade, seleção de temas fundamentais, atuar-se na essência e não na superfície, valorizar-se a verdade e a vivência histórica dos povos
Horários menos estressantes: novas dinâmicas de ensino, alunos podem anotar somente o que não sabem por exemplo
O Recreio Vivo: um espaço terapêutico, inter e transdisciplinar para o aluno
O Professor Disciplinar de Educação Ambiental + Transversalidade: Nova empregabilidade oficial para a Educação Ambiental
Escola com Oficinas Práticas e Complementares de Ensino
Mutirões de Limpeza e de Paisagismo nas Escolas: compostagem, hortas, viveiros, atividades sociais e nas comunidades do entorno, escola é de todos
Merenda Escolar Agroecológica: evita êxodo rural dos agricultores, melhora a segurança alimentar do país
Melhores Salários aos Professores ! PAC é na educação !
Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade com a Agroecologia, Nutrição Vital, Alimentação Integral e a Medicina Holística: pesquisar seu impacto na evolução da mudança de um paradigma no Brasil
Valores Nobres, Sagrados, Cidadania, Civismo, Estudo de Desarmamento e Policiamento Civil, Cuidado com o Trafico e Desnutrição, Novas Relações Evolutivas: um espaço na escola e na comunidade
Feiras de Troca e Economia Solidária
Educação Ambiental Integral?
Levar um processo de uma nova educação terapêutica
Como uma filosofia de uma vida de menos impacto, mais sustentável
Educação Transpessoal: Fala sobre a Intervenção
Conselho: Não Intervir, Ler a realidade, e não atuar stressado
Sentir o Olhar da Realidade, a vida do seu povo
Ser o Olhar sem Julgar ou Pensar, Perceber e Intuir
Ser o Si Mesmo verdadeiro e Ser o Outro
Se Colocar no Lugar do Outro
Pedir Licença e Contemplar cada momento como Sagrado
Resgatar uma Comunhão com o Coração e com a Alma
O Que é Melhor?
Impor Temas ou Coletar
e Capturar IdÉias
Coletar Idéias e Organizar um Projeto Comum
Perceber o Grupo, Ouvir mais do que Monologolizar
Pergunta: O que sugerem? O que pensam?
Potencializando a Sala e a Escola... uma meta de todos:
Clarear, enfeitar, encher de cores, pintar paredes, rebocos, jardins, pomares, hortas, não se esqueça de pedir licença a diretora...
Gincana ou Sorteio do Símbolo da Sala, do Poema, e que tal uma pintura coletiva da sala ou da escola ?
Contar piadas e historias, levar músicas, solicitar para as crianças lerem textos, suas poesias, histórias, seus problemas
Sugerir para que tragam novidades, falem de seus sonhos por ex
Que surja uma linguagem de almas, e de verdadeira amizade
O que é o Instituto Anima
de Cultura Sustentável?
de Cultura Sustentável?
.Anima significa animar, ativar, em Latim: alma, astral,
o jeito claro das coisas, o lado sensível da vida,
o feminino no masculino, a intuição,
uma música do Milton Nascimento cantada também
pelo Uakti e a Leila Pinheiro
Uma das Hortas diversificadas em nossa sede em Florianópolis – SC
Fundado em 02 de Fevereiro de 1989, nasce como fruto maduro,
de uma ampla série de atividades individuais e coletivas, como:
Seguimento as atividades do GEAE: Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica na UFPR;
Formação de Hortas no Campus, depois uma Mini-fazenda no Complexo Canguiri com recursos do Iapar;
Coordenação de diversos cursos de extensão, de pesquisa, da FEAB e dos CONEAS;
Contratação para colaborar na formação de uma primeira
Lei Estadual de Agrotóxicos no BR;
Fundador da primeira Ecovila de Curitiba, a comunidade Arcádia;
· Transferência para Brasília, para atuar na Unipaz: Ano de 1990
· Universidade Holística Internacional de Brasília – DF, com o projeto Semear
· Objetivo inovador: Unir a Agroecologia e Permacultura com a Nutrição e a Medicina Integral
· Atuamos ainda:
· Na Divisão Nacional de Ecossistemas - DICOE/DIREC desenvolveu o Programa Nacional de Agroecologia para as áreas de proteção ambientais brasileiras – APAS
· Formatamos um Programa Nacional e Internacional de Comercialização de Produtos Agroflorestais das Reservas Extrativistas da Amazônia Brasileira, com apoio oficial do PPG 7/PNUD/Banco Mundial, do CNPT - Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais da Amazônia, associações e cooperativas do estado do Acre e de Rondônia
· Um programa de “Expansão da Etnobotânica e a proteção de Recursos Genéticos Tradicionais nos diversos estados brasileiros”, com a participação das principais redes de ongs - organizações não-governamentais brasileiras no CENARGEN/EMBRAPA
· Elaboramos um Manual de Agroecologia, Agricultura Biodinâmica e Permacultura de 190 págs, entre outros produtos
· Fomos pioneiros no Brasil em inter-relacionar a agricultura ecológica, sobretudo, com a nutrição vital e a medicina naturista, e processos terapêuticos, na educação e como uma “nova” filosofia de vida mais ética e sustentável
Uma das Mandalas de Ervas Medicinais presentes em nossa sede
Produção de Alimentos e de Sementes Orgânicas, base da salvação da humanidade !
Atividades Atuais do Instituto Anima:
· Manutenção do Sitio Cristal Dourado, Bancos Vivos e de Sementes
· Organização de Ecofeiras Orgânicas e Artesanais na Cidade de Florianópolis
· Produção de Alimentos, Padaria, Comercialização em Lojas e Feiras
· Atuação em Sites proprios, Blog e Redes Sociais na Net
· Formação de um Fórum Permanente de Agroecologia e Permacultura em SC
· Atendimento a visitantes, estagiários conveniados, e clientes para processos de atendimento terapêutico
· Atividades em Educação Ambiental em Escolas
· No Paisagismo da Eletrosul, e com Cursos e estágios
Educação Quantitativa a Educação Holística e Sustentável
O Choque de Paradigmas e de Hemisférios: um Caminho Comum de Sustentabilidade Mundial
ou um Retrocesso da Humanidade
Paradigma Atual Dominante | Paradigma Holístico |
| |
Não Cíclico - Linear - Consumista - Balanço de Energia Negativo - Stress Ambiental | Busca ser Cíclico - Qualitativo - Com um Balanço de Energia Positivo Não Stressar o Ambiente e a Sociedade |
Elitista - Competitivo - Fragmentado | Democrático, Não Competitivo e sim Pedagógico |
Manipulação das Massas Muita propaganda - Excesso de Informações - Excesso de Conversa Muita Imagem - Muita Superfície Estruturas de Barro facilmente degradáveis - “ Cultura de Açúcar e de Plástico por dentro “ | Informações Essenciais, Pouca Conversa, Profundidade na Abordagem, Silêncio, Meditação Permanente, Economia de Energia Grande esforço, profundidade, Qualidade-Total, Solidez Estruturas de Ferro (Trabalho), Aço, Bronze, Prata e Ouro (Sucesso) Cultura de Cristal |
O Objetivo Final da Vida: Dinheiro, Mulheres, Poder, Status, Educação Racional, Materialismo, Não Evolução Interior - Não Desenvolvimento do Transpessoal e do Ser Interior | O Objetivo final da Vida: Amor, Doação, Caridade, Serviço, Renúncia, Crescimento Interior, Transpessoalização do Ser, Sabedoria, Grau de Mestre, Buda e Avatar ... |
Futura Raça Humana?
Comparação de Paradigmas na Educação Moderna
Educação Convencional | Educação do III Milênio |
Excessivo racionalismo mecânico. As informações são recebidas e não compreendidas ou vivenciadas | Seleção das atividades, desconcentração curricular, vivência das disciplinas |
Culto ao conhecimento objetivo, utilitarismo científico, materialismo | Vivência das Informações, Seminários, pesquisa extra classe, grupos de estudos, Trabalhos científicos, construção conjunta do pensamento, análise projetiva e histórica |
Carga horária estressante | Vivências subjetivas, terapêuticas, arte, música, mística, desprogramação, healing |
Sistemas de avaliação baseados no conhecimento objetivo e mensurável através de provas escritas | Sistemas de avaliação com a participação de outros itens como comportamento, assiduidade, responsabilidade, criatividade, grau de interesse |
Não interfere no despertar da cidadania e da ética e dos valores sagrados da humanidade | Educação para a paz, para a evolução plena do homem, para a sustentabilidade da Terra |
Educação ambiental é confundida com ecologia e sua abordagem política é de cunho ambientalista | Ecologia científica, educação ambiental, educação ecológica, educação transpessoal |
Paradigma Newtoniano onde há a dualidade sujeito e objeto, eu e universo, humanidade e natureza | Paradigma Quântico Holográfico: não há dualidade entre sujeito e objeto, há similaridade e compreensão entre níveis de consciências e níveis de energia |
Princípio da Separatividade: Matéria, Vida e Informação | Não há princípio de separatividade, a energia é única e indissociável |
Leis de Causalidade e Determinismo: toda causa tem um efeito. Há uma Rigidez racional A + B = C | Complementariedade: Eventos se complementam e se dissociam. A + B = AB + C : Componente Qualitativo. Não há causas determinantes, Sincroniscidade, Campos Morfogenéticos, Lei da Incerteza de Heyserberg |
O todo contêm as partes e as partes o todo | Princípio Holográfico: O todo está e pode ir alêm das partes |
Pensamento analítico e o absolutismo racional: 3a. dimensão | Relativismo Conscencional: O estado de consciência é que transforma a experiência e o tempo |
O aluno é visita e cliente na escola | O aluno é parte e pode se sentir proprietário da escola |
O professor é apenas uma engrenagem da escola | O professor é o ator principal, o mestre e o proprietário ou sócio da escola |
A escola não apresenta múltiplas funções sociais para a sociedade. Ela possui seu capital acumulativo, e que está estagnado, não cumpre novas funções sociais emergenciais em países do III mundo | A escola possui laboratórios, bibliotecas, computadores, piscinas, esportes, corais, publicações, feiras de ciências, projetos de extensão sociais, distribuição de alimentos, ervas, hortas, remédios, odontologia. A escola do III milênio torna-se um centro holístico de Cura Social para seu bairro e cidade |
As Equações da Nova Era
”A Consciência possui um Tempo exato que é o seu destino para
permanecer vivendo em um determinado Espaço da
Terra afim de que prossiga com sua evolução”, ou:.
C + T + E = Vida e a Evolução
C + T + E + Fator I = Vida, Evolução e Sabedoria
Fator I considera-se uma variável ligada a satisfação,
transcendência e a felicidade e chamo-a de variável intensidade
EC + TC + CC= Stress e Colapso
Este espaço sendo concentrado da forma que está atualmente, em um tempo forçado e concentrado em um ritmo alucinante, está levando nosso planeta a um stress ambiental, e à um possível colapso de nossa civilização
Esta fórmula precisa ser transformada ? A variável CC simboliza em seu aspecto matemático consciência demais concentrada em um objetivo único, que em nossa atualidade corresponde ao acumular o dinheiro e os bens sofisticados de capital. TC e EC correspondem ao tempo concentrado e o espaço concentrado. O que uma cultura destas tão acelerada e concentrada pode gerar ?
“ Sua equação pode gerar separatividade, rompimento, agressividade, competição e excesso de energia concentrada. No plano anímico tensão, ansiedade, nervosismo, impaciência, projeção violenta, guerra, ódio, culpa, desespero. No plano energético, poluição, escassez de recursos naturais e no plano divino ou espiritual ilusão, doença mental coletiva, medo e pânico em geral ”
Uma Humanidade em Celebração e União
E T + CD = Evolução Divina Superior
ou seja, se cada pessoa viver sua vida em uma dimensão meditativa do aqui-agora, liberta do seu passado e pouco viajante em seu futuro, encontrará a iluminação de um mais flexível e amplo estado de Espaço-tempo e produzirá através de sua Consciência Divina uma Evolução espiritual rica em sabedoria, transcendência e amor e muito mais Consciência
A Equação Vinda do Coração Divino
A Paz Salva Você
Onde Encontra-se a Paz
Salvando Você ?
Vamos Salvar Todos Juntos este Planeta
Assim encontraremos a Verdadeira Paz
Bhakti Sarvha Thum
Om Sarvhe Sarvha Thum
Hare Om Bhakti Sarvha Thum
Hare Om Bhakti Swará
Metas Fundamentais para uma
Educação Holística e Sustentável:
Reavaliar o Currículo: Qualidade, seleção de temas fundamentais, atuar-se na essência e não na superfície, valorizar-se a verdade e a vivência histórica dos povos
Horários menos estressantes: novas dinâmicas de ensino, alunos podem anotar somente o que não sabem por exemplo
O Recreio Vivo: um espaço terapêutico, inter e transdisciplinar para o aluno
O Professor Disciplinar de Educação Ambiental + Transversalidade: Nova empregabilidade oficial para a Educação Ambiental
Escola com Oficinas Práticas e Complementares de Ensino
Mutirões de Limpeza e de Paisagismo nas Escolas: compostagem, hortas, viveiros, atividades sociais e nas comunidades do entorno, escola é de todos
Merenda Escolar Agroecológica: evita êxodo rural dos agricultores, melhora a segurança alimentar do país
Melhores Salários aos Professores ! PAC é na educação !
Interdisciplinariedade e Transdisciplinariedade com a Agroecologia, Nutrição Vital, Alimentação Integral e a Medicina Holística: pesquisar seu impacto na evolução da mudança de um paradigma no Brasil
Valores Nobres, Sagrados, Cidadania, Civismo, Estudo de Desarmamento e Policiamento Civil, Cuidado com o Trafico e Desnutrição, Novas Relações Evolutivas: um espaço na escola e na comunidade
Feiras de Troca e Economia Solidária
Educação Ambiental Integral?
Levar um processo de uma nova educação terapêutica
Como uma filosofia de uma vida de menos impacto, mais sustentável
Educação Transpessoal: Fala sobre a Intervenção
Conselho: Não Intervir, Ler a realidade, e não atuar stressado
Sentir o Olhar da Realidade, a vida do seu povo
Ser o Olhar sem Julgar ou Pensar, Perceber e Intuir
Ser o Si Mesmo verdadeiro e Ser o Outro
Se Colocar no Lugar do Outro
Pedir Licença e Contemplar cada momento como Sagrado
Resgatar uma Comunhão com o Coração e com a Alma
O Que é Melhor?
Impor Temas ou Coletar
e Capturar IdÉias
Coletar Idéias e Organizar um Projeto Comum
Perceber o Grupo, Ouvir mais do que Monologolizar
Pergunta: O que sugerem? O que pensam?
Potencializando a Sala e a Escola... uma meta de todos:
Clarear, enfeitar, encher de cores, pintar paredes, rebocos, jardins, pomares, hortas, não se esqueça de pedir licença a diretora...
Gincana ou Sorteio do Símbolo da Sala, do Poema, e que tal uma pintura coletiva da sala ou da escola ?
Contar piadas e historias, levar músicas, solicitar para as crianças lerem textos, suas poesias, histórias, seus problemas
Sugerir para que tragam novidades, falem de seus sonhos por ex
Que surja uma linguagem de almas, e de verdadeira amizade
Conteúdos para Abordagem Ampla, Holística
Conhecer bases da Nutrição Vital e Integral, Medicina Natural, Fitoterapia, Do In, Massagem, Yoga, Musicoterapia, Biodança, Corpo e Contato, Espiritualidade e uma visão Plena e Ecumênica
Pode ajudar a harmonizar os alunos e os professores, educadores e familiares
E potencializar os novos talentos ocultos, aflorar o poder do Ser Interior. Solidez é no amor !
Dinâmicas de Sala
I – Posso colocar música e ler um poema
II – Tocar uma bela música e solicitar desenhos,
por 15 min, unir as artes e fomentar um estudo
III – Posso trazer novas canções antigas para serem cantadas juntas
IV – Podemos levar sementes, ervas, chá, violão, flauta, danças, meditações, descarrego, tear mandálico, fazer colares, etc
V- Sair da Sala, ir ao Sol, a Luz, a Natureza, a Trilhas, ao Bairro, a museus, parques, shows ...
Sobre Comportamentos Inadequados
Sobre Comportamentos Inadequados
Coloque o aluno no seu lugar, permita que expresse sua força
Escute em o que ele lhe traz
Avalie seu saber e o que está espelhando
Haja olhando nos olhos e acolhendo no coração
Forneça boas lições de casa e na sala
Veja a opinião de seus amigos
Dialogue com todos
Desperte a Cidadania
Como Levar uma Cultura da Paz e do Amor
na Escola e Sociedade?
Qual sua opinião e Sugestão?
Uma Nova Era nasce, 2012 é um grande marco
Somos Filhos da Vida deste Planeta
Tudo e Todos, uma Unidade !
Verdade e Honestidade podem nos purificar
Para um renascimento, e para a Ascensão, de nosso mundo
Vejam a Flor, é a
Borboleta aprisionada pela Terra !
Vejam a Borboleta,
é a Flor liberada
pelo Cosmos !
(Rudolf Steiner, criador da Antroposofia
e da Agricultura Biodinâmica)
Muita Paz a Todos, Mãos a Obra, Prima !
Mauro Kassow Schorr (Orua)
Instituto Anima de Desenvolvimento e Cultura Sustentável
Sitio Cristal Dourado e Espaço Terapêutico Pulsar
Prêmio Fritz Müller 2009 - Fatma - Governo do Estado de SC
Fones (55) - (48) - 3338 2267 - 8442 7424
Sites: www.institutoanima.org e www.permaculturabr.ning.com
Blogger de Reflexão: http://ecoguerrilhadapaz.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=1514827708
Ecoloja, Cooperativa e nossos produtos: http://permaculturabr.ning.com/group/InstitutoAnima/forum/topics/cooperativa-do-instituto-anima
Entre em Nossa Rede Social: "Instituto Anima Teia da Vida": Copie e cole no navegador... http://br.groups.yahoo.com/group/institutoanimateiadavida/
Vídeos: Parte I e outros do Sitio do Anima: http://www.youtube.com/v/iTrUPs6dEfw&hl=pt_PT&fs=1&
Tenha o DVD Completo do Instituto Anima: Ótima e avançada fonte de sabedoria em suas preciosas mãos
Visite e faça estágio no Sitio Cristal Dourado, ilha da magia, Floripa
Estamos nas Ecofeiras da UFSC nas quartas entre 07-15 hs, Fte ao BB, bairro Trindade no verão e na Lagoa da Conceição aos sabados e aos domingos, na praça Bento Silvério, importante manifestação cultural da ilha da magia, bem vindos (as) !
Instituto Anima de Desenvolvimento e Cultura Sustentável
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